segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O mergulho

A casa é simples, de madeira, no meio da lama no bairro Vitória. Fomos só eu, Silvio e Elissandro( o outro rapaz que mergulhou). O resto da equipe ficou no carro, o contato deveria ser o mais tranquilo possivel.
Dificil falar em tranquilidade diante da situação que presenciamos. O jovem nú, a não ser por um pequeno lençol lhe cobrindo, uma sonda urinária e a cama no meio da sala. O rapaz não anda mais.
Vem o grande baque, o documentarista frente a seu personagem, a sua tragédia. Inúmeras questões éticas e conceituais. Como abordar ? Como não cair no lugar comum ?
A mãe de Fábio, este é seu nome, falou o tempo todo, abriu sua casa e seu drama para nós, que atentos, buscavamos fôlego.
Está desempregada, o marido doente e as dificuldades são inúmeras. Desde a falta de grana, a rua enlameada, a locomoção do rapaz. Um desabafo, uma esperança.
Silvio deixou claro que faremos o possivel para ajudar , sem criar esperanças. O rapaz então reclamou das dores que sofre e disse que pode participar do documentário. Sua história, seu mergulho, o rio.
Fala manso, calmo, triste. Sua relação com o rio foi trágica.
No fim de nosso encontro, o outro rapaz que também participou do mal sucedido mergulho no Rio Acre quase seco, segurou lhe as mãos, parecia ter compreendido a dramaticidade da situação do amigo e ficou ali uns 15 minutos, ouvindo o amigo falar de suas dores.
Saímos secos dali. Pensando o que podíamos fazer. Concluimos que o melhor no momento é encontrar um bom médico para ele, a fim de ter uma avaliação mais precisa de sua situação.
Desta vez o mergulho foi profundo em águas rasas.

Nenhum comentário: