sábado, 10 de janeiro de 2009

Pulando da Ponte

Documentário acreano reconstitui salto de tres jovens que pularam da ponte nova


O MERGULHO, projeto de documentário vencedor da edição 2008 do DOCTV, é dirigido pelo cineasta acreano Silvio Margarido e trata da diversidade de relações que as comunidades de Rio Branco tem com o Rio Acre. Na manhã da próxima terça-feira (13), será gravada a reconstituição de uma relação casual, inusitada e trágica com o rio: o dia em que três jovens decidiram pular da ponte Coronel Sebastião Dantas.


Os Mergulhadores - Elissandro e Alisson. Foto: Val Fernandes


Em setembro do ano passado, a fim de se divertirem, três jovens pularam da ponte Coronel Sebastião Dantas, a ponte nova, e dois deles ficaram gravemente feridos. Tal fato repercutiu na cidade, e grande parte da população ficou se questionando porque os jovens pularam da ponte, visto que é sabido por todos que setembro é época em que o rio está em seu período mais raso, o que representaria perigo para qualquer um que quisesse mergulhar no rio. A história desses jovens atraiu a atenção do diretor deste documentário, que resolveu incluir esse fato no filme através de entrevistas com os três jovens envolvidos, bem como reconstituindo o salto dos jovens.


A reconstituição desse fato será feita com o auxilio do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre, que irá disponibilizar o suporte suficiente para garantir a segurança dos atores e demais envolvidos no processo de gravação dessa reconstituição.


Um dos atores que irá pular da ponte será o próprio diretor deste documentário, Silvio Margarido. ”Eu já tinha pensado em pular desde quando escrevi a cena da reconstituição no roteiro do documentário. Acredito que tenho que passar pela experiência desse mergulho”, confessa. Todos os atores envolvidos assinarão um termo de responsabilidade, deixando claro que estão cientes dos riscos que implica a gravação da cena, apesar da estrutura de segurança oferecida pelo Corpo de Bombeiros do Acre.


O documentário O MERGULHO, tem previsão de lançamento oficial para o mês de abril e exibição nacional ainda este ano, através da TV Cultura.


Nenhum comentário: